quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Padre livre-pensador....

Assistindo ao canal History Channel esses dias (aliás, recomendo a todos o programa "Além do Big Bang", excelente) fiquei sabendo que o primeiro a afirmar que o Universo surgiu de uma grande explosão foi um padre jesuíta belga, Georges Lemaitre. Fui investigar e é verdade...instantaneamente ele se tornou um dos meus grandes heróis...principalmente porque na época foi bastante combatido e até ridicularizado, já que a grande maioria dos cientistas (incluindo Einstein, com ele aí na foto ao lado - Einstein é o da direita - rsrsrs) acreditava num Universo estático e sem início ou fim...Se eu não me engano (não estou com vontade de pesquisar...) foi para ele que Einstein teria dito: "Sua matemática é impecável, porém sua física é horrível..." ou algo parecido...Mas suas previsões teóricas foram confirmadas apenas dois anos depois, quando Edwin Hubble descobriu que as galáxias estavam se afastando (aí Einstein reconheceu e aplaudiu o belga, como todos os demais...).
O curioso é que a maioria dos fanáticos religiosos não podem nem ouvir falar em Big Bang, apesar dela ser a teoria que melhor se ajusta ao modelo proposto no Gênesis, ou seja, de que "de repente fez-se a luz...". Vou pesquisar mais religiosos cientistas, e homenageá-los todos...pra provar que não vivo só de críticas...

Um comentário:

  1. Fábio:
    Einstein chegou a alterar suas equações da Teoria da Relatividade Geral, para ajustá-las ao modelo de Universo estático, porém, mais tarde, ele mesmo admitiu que esse teria sido o maior erro de sua carreira. Quase à mesma época, dois principais personagens tentaram convencê-lo sobre a tese do Universo em expansão: O russo Alexander Friedmann e George Lamaitre, que você citou. Ao primeiro, ele teria dito que a teoria era “suspeita”, e ao segundo, que “Seus cálculos estão corretos, mas a sua física é abominável”. O resto da história você já sabe, né ?
    Se você enumerar os cientistas religiosos que contribuíram para que melhorássemos nossas visões de mundo, só na astronomia, a lista não seria pequena. Kepler, por exemplo, antes de admitir que as órbitas dos planetas eram elípticas, por acreditar em um Deus perfeito e geométrico, perseguiu durante quase toda a sua vida um modelo de órbitas que, na sua visão, seguiriam os 5 sólidos perfeitos de Pitágoras e Platão. O interessante é que ele, após estudar e analisar muitas observações astronômicas, abandonou o modelo incorreto, a contragosto, e mesmo indo totalmente contra sua fé, e deixando leis corretas às gerações futuras. Aliás, o episódio(o meu predileto) " Harmonia dos Mundos" da série Cosmos, mostra de forma fantástica essa história.
    Acho que devemos mesmo louvar esses homens, que não deixaram que a fé se sobrepusesse à razão, ao contrário de tantos outros que se opõem atualmente às teorias calcadas em fortes evidências científicas, como as de Darwin, por exemplo. Será que um dia, num futuro próximo, esses críticos terão a mesma humildade de Einstein ou de Kepler para assumirem seus erros, para o bem das gerações posteriores? Não creio... Acho que não seriam capazes de gestos tão nobres, já que muitos deles, de olho no dinheiro, na verdade estão interessados em iludir pessoas ignorantes e facilmente manipuláveis pela mentira... Fazer o quê ?... Pobres criaturas....
    Abraços
    PS- Acho que a TV a cabo daqui de Piracicaba não disponibiliza esse History Channel. Não vejo ninguém falar...

    ResponderExcluir