terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Assombroso e incompreendido...Parte V

As principais evidências que apóiam a Teoria da Evolução são de três tipos: registros fósseis, anatomia comparada e bioquímica.
Pra entender a questão dos fósseis, é importante saber primeiro que a crosta terrestre é em boa parte formada por camadas de rochas sedimentares que se sobrepõem ao longo das eras, ou seja, camadas de solo mais antigo vão ficando por baixo, em maior profundidade. Podemos então datar essas camadas, através da meia-vida de elementos radioativos (alguns fanáticos religiosos chegam a colocar esse método em dúvida quando surgem evidências à favor da evolução...mas repentinamente se esquecem disso quando surgem cálices e mantos datados em 2000 anos...). Com isso sabemos a “idade” de cada camada de sedimentos. O que são fósseis, então? Quando animais (ou plantas) morrem repentinamente e são recobertos por sedimentos, como em desmoronamentos, etc, num ambiente de pouca oxigenação (fundo do mar, pântanos, etc), seus restos podem ser substituídos pelos minerais do solo e serem “fixados” por eras. É um evento raro, sem dúvida, mas que vem ocorrendo a

bilhões de anos...então lá atrás, quando falei que seria fácil desacreditar toda a teoria de Darwin, bastava que em todos esses anos em que os homens desenterram restos animais se tivesse encontrado um único fóssil de mamífero atual numa camada anterior ao surgimento dos mamíferos (“fóssil de coelho no pré-cambriano”). Ou qualquer fóssil que não se enquadrasse nas características dos demais animais do mesmo período...mas até hoje todos os fósseis encontrados estavam nos seus “devidos lugares”...ou seja, "esqueletos" de animais parecidos com os atuais estão sempre em camadas mais recentes de rochas, enquanto fósseis com características bem diferentes das atuais sempre aparecem em rochas mais antigas...se um dia acharem restos humanos no estômago de um dinossauro, por exemplo, jogaremos fora o evolucionismo (mas nem por isso adotaremos explicações sobrenaturais...). Lembra que uma teoria pra ser válida deve permitir predições? Pois é...então se eu tenho os primeiros registros de animais terrestres, por exemplo a 300 milhões de anos, e muitos fósseis de peixes com 400, 500 milhões de anos e quero comprovar que os animais terrestres vieram da água, eu deveria escavar camadas de rochas com idades entre 300 e 500 milhões de anos para achar os animais intermediários entre os aquáticos e os terrestres. A teoria diz que eles devem estar lá...pois é, em 2004 encontraram o bonitão aí da figura, no Canadá, em rochas com 375 milhões de anos...ele possui características de peixe e de tetrápode (quatro patas)...foi denominado Tiktaalik, e era um predador de águas rasas. As extremidades de suas nadadeiras possuem ossos articulados, como um “pulso”, que o ajudava a se apoiar e se arrastar no solo. Seus olhos já eram no topo da cabeça, como nos jacarés, e suas costelas eram mais rígidas que as de peixes, permitindo suportar a pressão da gravidade quando fora da água. E também diferente dos peixes, ele possuía ossos móveis no pescoço...ou seja, foi o primeiro “peixápode” descoberto, no local e época previstos pela Teoria da Evolução. Esse é apenas um exemplo famoso de fóssil transicional, como são chamados os animais ou plantas com características intermediárias entre gêneros ou espécies. Já foram encontrados alguns fósseis com características de dinossauros e aves, por exemplo (Hoje sabe-se que as aves são dinossauros com asas...).

Nenhum comentário:

Postar um comentário