sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Assombroso e incompreendido...Parte I

Todas as novidades científicas ampliam nosso entendimento da natureza, reduzindo cada vez mais o papel do sobrenatural na explicação dos fenômenos que nos rodeiam.

(é por isso que hoje muitas autoridades religiosas combatem os crentes que insistem no “Deus das lacunas”, ou seja, aqueles que justificam a existência de seu deus apontando para os fenômenos ainda inexplicados pela ciência. O problema é a desmoralização do argumento quando o fenômeno é explicado, como já ocorreu diversas vezes ao longo da história, e o papel do deus vai ficando cada vez menor...).

E com certeza a mudança mais drástica na nossa forma de ver o mundo ocorre quando passamos a entender os mecanismos que fizeram surgir todas as formas de vida existentes na Terra. Esse ano faz 150 anos que Darwin publicou o livro que iniciou essa revolução (“A Origem das Espécies”), e desde então todas as novas descobertas, além de ratificar suas observações, aumentaram muito nosso entendimento de como esse processo acontece. Mas, apesar de 150 anos de discussão e acúmulo de evidências, a grande maioria das pessoas comuns não parecem prontas a aceitar esse conceito.

(os críticos motivados pela religião devem lembrar que as evidências são encontradas por cientistas cristãos, judeus, brancos, negros, orientais, budistas, espíritas, ateus, etc, muitos deles motivados por derrubar a teoria darwiniana – e teria sido fácil, como veremos...lembrando que em 2008 até o Vaticano se pronunciou reconhecendo a validade da evolução)

Sei que a maioria não irá aceitar nunca, por motivos religiosos, mas uma boa parte apenas não compreende o processo. Se perguntarmos para 100 pessoas na rua “O que é a Teoria da Evolução das Espécies?”, não me surpreenderia se 50% respondesse “Não sei” e a outra metade dissesse “é a teoria que diz que viemos dos macacos...”

(Entendam de uma vez por todas: não descendemos dos macacos, na verdade nós e eles temos antepassados distantes comuns. E isso só depende de quanto no tempo queremos voltar no passado...podemos encontrar nosso ancestral comum com os ratos, os peixes, as lagostas e as samambaias...Quantas gerações você aceita regredir pra chamar alguém de parente? São só 80 gerações entre você e Jesus...vocês são primos distantes, com certeza...).

Então o conceito talvez mais extraordinário de todos os tempos seja também um dos menos compreendidos. Como gosto muito do assunto, vou postar uma série de textos tentando facilitar o entendimento de leigos, dentro das minhas limitadíssimas possibilidades. Ou seja, me perdoem os biólogos, esse texto é de leigo para leigo... Meu sonho (muito pretensioso, eu sei) é conseguir que mais pessoas se assombrem com esse processo e percebam o quanto ele é lógico e coerente. E mais importante de tudo, ele torna desnecessária a participação do sobrenatural. Não vou ficar citando as fontes (o que seria mais honesto, eu sei), mas posso garantir que nada a partir de agora é fruto da minha genialidade, mas plágio mesmo dos livros citados aí ao lado...

Nenhum comentário:

Postar um comentário