quinta-feira, 5 de março de 2009

Coerência...

Uma menina de 9 anos é estuprada pelo padrasto, fica grávida de gêmeos e de acordo com os médicos, corre risco de morte...os pais pedem autorização para o aborto. O arcebispo da cidade tenta impedir através de advogados, alegando que se está indo contra as leis de deus (nova especialização - Direito Divino). O aborto é realizado e o arcebismo excomunga pais e médicos envolvidos...isso aconteceu em Recife (PE), por esses dias...(para a notícia completa, clique aqui) .
Num primeiro momento, a maioria de nós (isso engloba todos os não-fanáticos religiosos) considera a atitude do arcebisbo drástica e intolerante, francamente descabida e absurda. Mas se analisarmos com calma, não é o caso. Ele representa a autoridade máxima de sua organização, em sua região. E a sua organização tem como um de seus princípios fundamentais, como um estatuto para aceitar sócios, que o aborto é crime punível com a expulsão da mesma. Quem decide fazer parte dessa organização, deve seguir suas regras. É o tipo de decisão coerente que não deveria gerar qualquer polêmica. Só não pode ser expulso quem não quer fazer parte do clube, como eu. Esse clube é para poucos, e não admite racionalidade. Mas pode ser coerente, como nesse caso...

2 comentários:

  1. E aí Fábio? Tudo bem por aí? Essa notícia é mesmo assombrosa!. Já rasquei minha carteirinha desse clube faz tempo e tenho até raiva de pensar que já fui sócio um dia. Mas repara na notícia...As pessoas que participaram do aborto foram excomungadas, mas ainda têm uma chance de serem aceitas no clube novamente, desde que se confessem(de preferência com o mesmo arcebispo)e assumam seus erros perante as leis divinas. É uma maneira de não perder mais sócios, pois como sabemos, os adeptos desta religião estão diminuindo em número, para o desespero dos que se sustentam dela.
    Acho que a igreja católica,com esses exemplos, demonstra claramente sentir saudades da Idade Medieval, quando a palavra excomunhão assustava muito mais.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Se eu achar esse arcebispo por aí eu juro que eu pulo no pescoço dele!!

    ResponderExcluir