sábado, 24 de janeiro de 2009

Carta para Danilo e Tatiana


A carta do Dawkins para sua filha (ateus.net/ebooks/acervo/boas_e_mas_razoes_para_acreditar.pdf), é o melhor texto que eu li na vida sobre como devemos nos comportar perante as informações que recebemos. Entre ser crédulo e ser cético, não tenho dúvida de que a primeira alternativa é mais fácil, mas não é a correta. A evolução não levou anos nos equipando com um cérebro tão poderoso para que depois acreditássemos em anjos, duendes, curupiras, curas milagrosas, ET´s e virgens grávidas. Eu estou certo que é muito mais fácil ser feliz reduzindo o ceticismo ao mínimo, simplifica a vida e torna tudo muito confortável. Mas eu continuo achando que vale mais o sofrimento da busca pela verdade do que se conformar com o mundinho pequeno e tolo explicado pelas religiões. Acreditar em qualquer coisa baseado apenas em “tradição”, “autoridade” ou “revelação” é estupidez e contrário ao desejo de qualquer “ser superior” digno desse nome. Perseguir a verdade é mais doloroso, mas muitíssimo mais edificante.

4 comentários:

  1. Descobri seu blog por acaso através da palavra "física" que faz parte dos seus interesses no seu perfil. Sou professor dessa matéria aqui em Piracicaba, e acabei lendo seus posts e achei interessante. Felizmente, várias pessoas já pensam dessa maneira. A religião atrapalhou durante muito tempo o avanço da ciência, e muitas guerras estão sendo feitas usando-se a religião como argumento. Torço para que a humanidade evolua no seu pensamento, aí os donos espertos dessa igrejas como essa Renascer em Cristo, que moram numa mansão nos EUA, e até mesmo o Papa perderiam seus escravos que as sustentam, acreditando em milagres e em um livro que dizem ter sido escrito através desse Deus que tanto propagam.

    ResponderExcluir
  2. Caro Jairo...saber que existem mais "livres-pensadores" (não consegui achar outro termo que expresse o que quero dizer...)no mundo é um grande alento, não é? as vezes me sinto tão rodeado por místicos e crédulos que chego a perder a esperança...valeu pelas palavras...abraços

    ResponderExcluir
  3. É Fábio... li o texto do Dawkins que você colocou no link e achei mesmo genial como ele expõe as idéias de maneira tão clara e didática. Fica muito fácil de entender, e ao mesmo tempo tão difícil aceitar que tantas pessoas prefiram o caminho como você diz "mais fácil" de ser crédulo e atribuir a Deus o sentido e explicação de todas as coisas. Quando estudava Física na Unicamp, me lembro de um professor que deu um exemplo sobre queda livre, e duas explicações possíveis sobre o porque dos corpos caírem. A primeira seria simplista e fácil de ser aceita sem maiores questionamentos: "Os corpos caem porque Deus quer"- disse ele. A segunda, mais difícil de ser entendida, é aquela que usa o conceito de gravitação, formuladas por Newton e outros cientistas. A questão é: Quais respostas devemos escolher para dar aos nossos filhos, quando eles começarem a nos perguntar sobre o que estamos fazendo aqui, o que são as estrelas, para onde iremos quando morrer?
    Imagino o quanto Dawkins não deve ser sido criticado pelas defesas que fez em seus livros sobre as teorias evolucionista de Darwin, questionando mesmo a teoria simplista do criacionismo defendida por muitos. Tenho uma filha de 8 anos, e a mãe quer que ela faça primeira comunhão, minha mãe também quer, e aí podemos entender bem o significado de "tradição" citado por ele. O que vou fazer? Não quero descontentar minha família. Só me resta torcer para que, assim como eu, depois de um tempo, minha filha consiga entender que existem formas mais inteligentes de buscarmos explicações para muitas coisas na vida, sem recorrermos às "autoridades" de papas, padres ou pastores que só prestam para deixar as nossas mentes acorrentadas. Não podemos desperdiçar o que foi adquirido através de séculos de evolução biológica dos nossos cérebros, e ficarmos acreditando nessas "revelações". Continue postando sobre ciência e religião. Acredito que a internet está nos ajudando a fazer com que mais e mais pessoas "abram" a mente e se livrem das algemas. Abraços e força aí no Pará.

    ResponderExcluir
  4. Olá Jairo...como eu disse no comentário anterior, não sei se a humanidade está progredindo ou retornando à Idade Média, e as vezes desanimo...mas acho que essa minha sensação deve-se muito mais ao fato de que a maioria de nós não "sai do armário", enquanto os crentes estão bem organizados nas diversas franquias que exploram o misticismo. Precisamos nos organizar, seus comentários me convencem ainda mais que somos muitos...Com relação a sua filha, se eu fosse você nao me preocuparia. Meus dois filhos também foram batizados. A credulidade só domina mentes criadas em ambientes autoritários e pobres em informação. Tenho certeza que não é o seu caso. E participar de alguns "rituais" durante a vida pode não ser a forma mais brilhante de usar o tempo, mas acho que mal não faz...abraços.

    ResponderExcluir