domingo, 18 de janeiro de 2009

Iniciando...

Bertrand Russell : "William James costuma pregar a força de vontade de crer. De minha parte, eu desejaria pregar a força de vontade de duvidar. O que é preferível não é o desejo de acreditar, mas o desejo de descobrir, que é exatamente o oposto."

Nunca entendi direito essa minha vontade de iniciar um blog. Aliás, não entendo porque qualquer pessoa não-especialista em alguma área do conhecimento sinta necessidade disso. Mas decidi começar e quem sabe durante o processo eu comece a entender. Sou divorciado, tenho dois filhos que moram com a mãe em Piracicaba (SP), e como no momento estou trabalhando no interior do Pará, morando sozinho, tenho tempo para iniciar esse projeto (dá pra imaginar o número de atividades de lazer disponíveis por aqui...). Talvez outra razão seja que provavelmente todo pai é pretensioso ao ponto de achar que seria útil aos seus filhos saber o que lhe passa pela cabeça. Não será um blog do tipo "diário" (obviamente, já que minha rotina aqui seria desinteressante até pra mim mesmo...). Gosto muito de ler, e principalmente nos últimos anos tenho lido algumas coisas que me transformaram profundamente. Esse blog será sobre essas coisas. Basicamente, os assuntos dominantes serão Ciências e Religião, mas quero comentar tudo o que me chamar à atenção. Nunca fui religioso, apesar de ter sido criado dentro dos preceitos cristãos. Hoje me considero ateu, no sentido de que prefiro viver livre de qualquer superstição, misticismo ou sobrenatural. Vou evitar focar demais nas questões religiosas, mas adianto que esse assunto tornou-se “onipresente” (rsrs) na minha vida nos últimos 5 anos, em função de uma experiência amorosa de final bastante infeliz...mas na verdade os “dogmas” centrais desse blog serão:

- pensar nos tira da zona de conforto;
- a natureza não é boa ou má, ela é indiferente, e isso é maravilhoso;
- Deus, caso exista, é a favor dos “livre-pensadores” e céticos, e sofre pelos que propagam “fé cega”.
- a Ciência tem um poder maior para nos assombrar e maravilhar que qualquer misticismo.

Vamos ver onde tudo isso nos levará....

Um comentário:

  1. Olá Fábio, estava eu, realizando uma pesquisa, quando encontrei seu blog.
    Isso me fez lembrar de um certo dia, meus pensamentos buscavam respostas, e eis que surge em minha mente uma pergunta, e se for tudo mentira? A partir desse momento obteve algumas respostas, no entanto muita outras perguntas foram surgindo. Então, vou passar um tempo por aqui, lendo seus pensamentos.
    Ass: Flores

    ResponderExcluir